• Ninja Senshuken :: Sua primeira categoria :: REGRAS AVANÇADAS

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    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 29/12/2023
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    VITALIDADE: FERIMENTOS E MORTE
    A Vitalidade mede a resistência geral a dano que seu personagem possui. Ela é calculada usando o atributo Vigor e o Nível de Campanha:

    Vitalidade: 10 + 3x Vigor + 5x Nível da Campanha

    Sempre que um personagem recebe dano, ele perde pontos de Vitalidade. Você anota seus pontos de Vitalidade na ficha de personagem. Quando sofre dano, subtraia este valor de seus pontos de Vitalidade.

    PERDA DE VITALIDADE
    O dano pode deixar cicatrizes, amassar sua armadura e sujar sua roupa de sangue, mas não impede você de agir normalmente — não até que seus pontos de Vitalidade cheguem a 0 (zero).

    Se o dano sofrido for igual ou maior que os pontos de Vitalidade que possui, sua Vitalidade chega a 0, você fica fora de combate e indefeso. A partir de então, qualquer novo dano leva a Vitalidade a pontos negativos.

    - Vitalidade em zero pontos: você está fora de combate, indefeso e incapaz de realizar qualquer ação, porém ainda consciente.

    - Vitalidade entre -1 e -10: você fica inconsciente.

    - Vitalidade entre -11 e -20: você está morrendo (inconsciente e sangrando, perdendo 2 de Vit por turno até ser estabilizado).

    - Vitalidade em -21 ou menos: você está morto.

    A estabilização de um personagem morrendo é feita com um teste de Vigor (dif 18, reação) ou Medicina (dif 16, ação padrão).

    Se restaurar seus pontos de Vitalidade para 1 ou mais, você recobra a consciência e pode agir normalmente.

    É possível ressuscitar um personagem morto, embora apenas técnicas poderosas e proibidas sejam capazes disso.

    CURA
    Depois de sofrer dano, você pode recuperar seus pontos de Vit naturalmente, com descanso, ou com técnicas de cura.

    Cura natural. Com uma noite de descanso completo (pelo menos oito horas de sono dentro da cena) você recupera 10 pontos de Vit + 2 por nível de Vigor. Um personagem de Vigor 6, por exemplo, recupera 22 de Vit com uma noite de sono. Qualquer interrupção significativa (como um combate) impede a recuperação naquela noite.

    Ao dormir, você também se recupera das condições fatigado e exausto, mas somente se o efeito que lhe causou essas condições não tiver uma duração própria.

    Técnicas de Cura: Certas habilidades, técnicas e itens especiais podem recuperar pontos de Vit. O efeito é descrito na própria técnica, habilidade ou item.

    Limite de cura: Você nunca pode recuperar mais pontos de Vit do que perdeu. Mesmo uma técnica de cura não pode elevar seus pontos de Vit acima de seu total original.

    Hospital da Vila: Passar uma noite no hospital da vila (Equivalente à 01 post) equivale à uma cura completa, restaurando todos os seus pontos de vida e condições. Porém, algumas condições não podem ser recuperadas normalmente (como uma lesão na medula, doença grave ou veneno poderoso, por exemplo), podendo ser necessário mais posts para recuperar o personagem daquela lesão (à critério do Narrador do tópico em que o personagem se feriu).  Algumas condições simplesmente não podem ser recuperadas por meios normais ou por nenhum meio.

    DANO LETAL E NÃO-LETAL
    Quase todo o dano causado em condições normais (armas, armadilhas, técnicas de ataque...) é letal.

    Dano não-letal funciona como o dano letal, mas não conta para determinar quando você vai morrer. Por exemplo, se você sofrer dano não-letal suficiente para levar sua Vit a 0 ou menos, vai cair inconsciente. No entanto, mesmo que esse dano não-letal seja suficiente para levar sua Vit a um número negativo, você não morrerá.

    Normalmente, armas causam dano letal. Você pode usar uma arma para causar dano não-letal — batendo com as partes não afiadas da arma, controlando a força dos golpes ou evitando pontos vitais —, mas sofre uma penalidade de -3 na precisão de ataque.

    Ataques desarmados e certas armas específicas causam dano não-letal. Você pode usar um ataque desarmado ou uma arma que causa dano não-letal para causar dano letal, mas sofre a mesma penalidade de -3 na jogada de ataque.

    Algumas técnicas e aptidões (como Punho de Ferro) permitem que um ataque que normalmente causa dano não-letal passe a causar dano letal.

    CHAKRA: GASTO E RECUPERAÇÃO
    O Chakra é a fonte de energia usada pelo seu personagem para utilizar poderes e técnicas. Ela é calculada usando o atributo Espírito:

    Chakra: 10 + 3x Espírito

    Sempre que utilizar uma técnica, aptidão ou poder com custo de chakra, subtraia os custos dos pontos totais de Chakra que você possuir.

    Sem Chakra: Quando seus pontos de Chakra chegam a 0 (zero), você fica exausto, até que recupere pelo menos 1 ponto.

    Recuperando Chakra: Com uma noite de descanso completo (pelo menos oito horas de sono dentro da cena) você recupera 5 pontos de Chakra + 2 pontos por nível de Espírito. Um personagem de Espírito 4, por exemplo, recupera 13 de Chakra com uma noite de sono. Qualquer interrupção significativa (como um combate) impede a recuperação naquela noite.

    Pílulas do Soldado: São pílulas especiais com poderosos estimulantes e nutrientes que aceleram a produção de chakra do corpo. Pegar e ingerir uma ou mais pílulas é uma ação parcial.

    Cada pílula ingerida recupera pontos de chakra iguais à metade do Espírito. Após o período de 1 hora, contudo, o personagem ficará fatigado até que descanse. Se ingerir mais de uma pílula, você recebe os pontos de chakra adicionais concedidos por ela, porém o efeito colateral também é sobreposto (fica exausto para 2 pílulas e inconsciente para 3!).

    Ingerir mais que 3 pílulas não lhe fornece chakra extra e ainda gera intoxicação no corpo: o personagem ficará imediatamente inconsciente pelo prazo de 1 hora. Depois, ficará exausto por 10 dias. Este tempo de exaustão pode ser reduzido pela metade através de tratamento médico (requer Medicina 10).

    Pílulas do soldado não fazem efeito sobre clones nem sobre criaturas não humanas.

    Chakra abaixo de Zero: Quando o chakra do personagem chega a zero, significa que ele não tem como extrair mais chakra do corpo de modo natural, porém seu corpo ainda possui chakra (pois todo ser vivo possui). Caso o personagem já esteja com zero pontos na sua reserva natural de chakra e sofra uma drenagem forçada (como um ataque de kikaichuu, por exemplo), morrerá se o chakra drenado for igual ou maior que a metade de sua reserva natural. Assim, se sua reserva natural tem 40 pontos de chakra, morrerá caso tenha 20 pontos drenados abaixo de zero.

    REGRA OPCIONAL PARA NARRADORES: RECUPERAÇÃO ACELERADA
    Você, Narrador, caso esteja mestrando uma missão longa, com diversas cenas e inúmeros combates, pode optar por utilizar esta regra opcional.

    Essa regra consiste em criar uma recuperação passiva por troca de cena, amenizando essa dificuldade. Toda vez que o narrador mudar de cena, ele declara uma das seguintes recuperações para todos os envolvidos na cena:

    ❖ Vitalidade e Chakra igual a 2x o Nível de Campanha.

    ❖ Vitalidade igual a 2x Nível de Vigor e Chakra igual a 2x Nível de
    Espírito.

    ❖ Vitalidade igual a 10 + 2x Nível de Vigor e Chakra igual a 5 + 2x
    Nível de Espírito.

    As diferentes opções são para melhor acomodar a necessidade da narrativa que o mestre do jogo está propondo, seja ela uma leve recuperação após dois pequenos combates contra capangas ou um dia cheio de combates contra NPCs poderosos em um grande arco que se passa num curto espaço de tempo.

    Nós da administração e moderadores SEMPRE usaremos essa regra em eventos globais ou locais narrados por nós.
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