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    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 29/12/2023
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    ATRIBUTOS
    Os Atributos representam as capacidades físicas e mentais básicas do personagem. É a partir deles que as demais características serão definidas. Os Atributos são: Força, Destreza, Agilidade, Percepção, Inteligência, Vigor e Espírito.

    COMPRANDO NÍVEIS DE ATRIBUTO
    Ao subir o Nível de Campanha, um personagem recebe +6 Pontos de Atributo para distribuir na sua ficha. Todos os atributos começam no nível zero. Assim, se você tem Força 0 e deseja ter Força 3, deve distribuir 3 pontos de Atributos para isso. Da mesma forma, se tem Agilidade 4 e deseja ter Agilidade 9, deve pagar 5 pontos.

    Limite Máximo: O nível de um atributo não pode ser maior que o Nível de Campanha. Assim, os atributos de um personagem no NC 11 deverão ter, no máximo, nível 11.

    Limite Mínimo: Nas tabelas de pontos (A última tabela do Tópico: Personagens), você deve ter notado uma coluna chamada “Atributo Mínimo”. Quando distribuir seus atributos, o jogador deve respeitar este valor mínimo para todos os eles. Ou seja: deve gastar pontos nos atributos de nível mais baixo primeiro, até que todos estejam no mínimo, para somente depois distribuir o restante dos pontos livremente.

    DESCRIÇÕES DOS ATRIBUTOS

    FORÇA (FOR)
    O atributo Força representa a capacidade muscular do personagem, desde carregar objetos de grande peso até desferir golpes arrasadores. Shinobis peritos em combate corpo-a-corpo, Taijutsu, geralmente possuem esse atributo bem desenvolvido.

    O personagem poderá carregar um peso igual a 10 Kg para cada nível em Força. Personagens de tamanho grande ou maior podem carregar, no mínimo, o próprio peso. Personagens de tamanho pequeno ou menor podem carregar, no máximo, o próprio peso. Use esses valores sempre que precisar de parâmetros, mas não fique preso a eles, como se fossem regras fixas, o bom senso deve prevalecer.

    Testes de Força são aplicados quando um personagem precisar carregar ou mover algo mais pesado que sua capacidade lhe permite, manter preso algo ou alguém que esteja imobilizado em um agarramento, ou quebrar objetos de grande dureza.

    DESTREZA (DES)
    Destreza é o atributo que simboliza a capacidade do personagem em usar suas mãos para arremessar armas, esconder objetos ou realizar selos de mão, além de medir a capacidade de realizar ataques à distância. Shinobis que utilizam armas básicas (kunais e shurikens) e são peritos em Ninjutsu, e alguns estilos de Taijutsu, geralmente possuem esse atributo bem desenvolvido.

    AGILIDADE (AGI)
    Agilidade é o atributo que mede capacidade do personagem de reagir rapidamente a qualquer tipo de situação, de se esquivar, se mover com velocidade ou furtivamente. Shinobis usuários de Taijutsu normalmente possuem grande agilidade.

    PERCEPÇÃO (PER)
    O atributo Percepção representa o quanto aguçado são os sentidos do personagem e também a capacidade que este possui de interpretar suas intuições a tempo de evitar surpresas em determinadas situações. Shinobis usuários de Genjutsus possuem esse atributo muito bem desenvolvido, assim como também os que costumam realizar muitas missões em locais desconhecidos.

    O Sistema não utiliza números fixos para o alcance da visão (a menos que seja uma visão especial, como o Byakugan). Caso precise determinar se um personagem consegue ou não enxergar algo mais longe, será realizado testes de Percepção ou de suas perícias, como Procurar.

    INTELIGÊNCIA (INT)
    O atributo Inteligência simboliza o nível de intelecto e capacidade de raciocínio do personagem. Essa habilidade abrange desde a capacidade de pensar rapidamente até de aprender e desenvolver perícias. Shinobis usuários de Genjutsus e Ninjutsus geralmente possuem esse atributo muito bem desenvolvido, já que essas habilidades ninjas possuem um alto grau de dificuldade e entendimento.

    VIGOR (VIG)
    O atributo Vigor representa a resistência física do personagem ao dano, cansaço e doenças. Shinobis que estão constantemente em combate durante suas missões, seja luta corpo-a-corpo ou não, sempre possuem esse atributo muito bem desenvolvido. O Vigor também determina seus pontos de Vitalidade.

    ESPÍRITO (ESP)
    O atributo Espírito representa o controle que o personagem possui sobre o seu chakra, tanto na habilidade de manipulá-lo, quanto na de extraí-lo do corpo. Shinobis que usam constantemente Ninjutsus geralmente possuem esse atributo muito bem desenvolvido, já que muitos Ninjutsus requerem um grande controle sobre o chakra. Espírito também define a quantidade de chakra do personagem.
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