Ninja Senshuken :: Sua primeira categoria :: REGRAS BÁSICAS
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Data de inscrição : 29/12/2023
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RODADAS DE AÇÃO - Postado Seg Jan 08, 2024 10:40 am
AS RODADAS DE AÇÃO
Durante o jogo, os personagens muitas vezes agem sem se preocupar com a ordem de quem faz o que primeiro. Mas quando uma luta começa, a coisa fica diferente. Para isso, o Sistema divide o combate em rodadas, onde cada personagem tem seu turno (a sua vez de agir). A ordem dos turnos dentro da rodada é determinada pela iniciativa (Ver o Tópico: Combate), ou simplesmente escolhida pelo Narrador, se a situação permitir.
Dentro do seu turno, o personagem pode fazer as seguintes ações:
- Ação Padrão: é a ação mais importante, pela qual você efetivamente faz alguma coisa, como atacar um inimigo.
- Ação de Movimento: é a ação que lhe permite se mover de um lugar para o outro. Quando você precisa fazer algo que requer sua ação padrão e também sua ação de movimento juntas, diz-se que você realizou uma ação completa.
- Ação Parcial: é a ação que lhe permite fazer coisas mais simples, como pegar objetos e armas.
- Ação Livre: são ações tão simples ou tão rápidas que são desprezadas dentro da rodada. As defesas básicas (Esquiva, Bloqueio e Antecipar) são ações livres, chamadas de reações defensivas.
LUTANDO
Atacando: Atacar um oponente é uma ação padrão e utiliza a habilidade Combate Corporal (CC) ou Combate à Distância (CD), a depender do tipo do ataque. No teste de acerto, o atacante rola 2 dados e soma seu nível de precisão. O tipo e a Dificuldade do teste dependem de como será a ação de defesa do alvo.
Defendendo: Alguém ataca você arremessando uma kunai. Você pode:
1) se esquivar do ataque (reação, sem teste, Dificuldade do atacante é 9 + sua ESQ);
2) ou bloquear, se também estiver armado (reação, teste de CC);
3) ou antecipar o ataque para desviar (reação, teste de LM).
Para saber mais sobre as ações, como atacar e se defender, e sobre o dano dos ataques, veja o Tópico: Combate.
Com isto, você já conhece o básico do Sistema.
Durante o jogo, os personagens muitas vezes agem sem se preocupar com a ordem de quem faz o que primeiro. Mas quando uma luta começa, a coisa fica diferente. Para isso, o Sistema divide o combate em rodadas, onde cada personagem tem seu turno (a sua vez de agir). A ordem dos turnos dentro da rodada é determinada pela iniciativa (Ver o Tópico: Combate), ou simplesmente escolhida pelo Narrador, se a situação permitir.
Dentro do seu turno, o personagem pode fazer as seguintes ações:
- Ação Padrão: é a ação mais importante, pela qual você efetivamente faz alguma coisa, como atacar um inimigo.
- Ação de Movimento: é a ação que lhe permite se mover de um lugar para o outro. Quando você precisa fazer algo que requer sua ação padrão e também sua ação de movimento juntas, diz-se que você realizou uma ação completa.
- Ação Parcial: é a ação que lhe permite fazer coisas mais simples, como pegar objetos e armas.
- Ação Livre: são ações tão simples ou tão rápidas que são desprezadas dentro da rodada. As defesas básicas (Esquiva, Bloqueio e Antecipar) são ações livres, chamadas de reações defensivas.
LUTANDO
Atacando: Atacar um oponente é uma ação padrão e utiliza a habilidade Combate Corporal (CC) ou Combate à Distância (CD), a depender do tipo do ataque. No teste de acerto, o atacante rola 2 dados e soma seu nível de precisão. O tipo e a Dificuldade do teste dependem de como será a ação de defesa do alvo.
Defendendo: Alguém ataca você arremessando uma kunai. Você pode:
1) se esquivar do ataque (reação, sem teste, Dificuldade do atacante é 9 + sua ESQ);
2) ou bloquear, se também estiver armado (reação, teste de CC);
3) ou antecipar o ataque para desviar (reação, teste de LM).
Para saber mais sobre as ações, como atacar e se defender, e sobre o dano dos ataques, veja o Tópico: Combate.
Com isto, você já conhece o básico do Sistema.
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